quarta-feira, 9 de maio de 2012

As Modalidades dos Jogos Paralímpicos - Parte 2


No post 'As Modalidades dos Jogos Paralímpicos' você conferiu 5 modalidades dos jogos. Neste post você poderá conferir mais 7.

Futebol de Cinco
O futebol de cinco é composto por cinco jogadores: 1 goleiro, que diferente dos outros jogadores, tem visão total, mas não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos; e mais quatro jogadores na linha. É uma modalidade exclusiva para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada ou em campos de grama sintética. A torcida só pode gritar na hora de um gol, durante o resto do jogo ela deve permanecer em silêncio. Para que a bola não saia do campo, são colocadas bandas nas linhas laterais, e para que os atletas consigam localizá-la são colocados guizos internos. Os jogadores usam uma venda nos olhos que se for tocada é considerado falta. E ainda existe um guia, que fica atrás do gol para orientar os jogadores, dizendo onde devem se posicionar em capo e para onde devem chutar.

Futebol de Sete
O futebol de sete é praticado por atletas do sexo masculino, com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. Os jogadores pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral e não usam cadeira de rodas.

Goalball
O goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. A bola possui um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. Não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. Hoje o goalball é praticado em 112 países nos cinco continentes.

Halterofilismo 
No halterofilismo competem atletas, entre homens e mulheres, com deficiência física nos membros inferiores ou paralisia cerebral. São dez categorias femininas e dez masculinas que são subdividas de acordo com o peso corporal de cada um. Os atletas permanecem deitados em um banco e executam um movimento conhecido como supino. A prova começa no momento em que a barra de apoio é retirada deixando o braço totalmente estendido. O atleta flexiona o braço descendo a barra até a altura do peito. Em seguida, elevam-na até a posição inicial, finalizando o movimento. 

Hipismo
O hipismo paraolímpico é praticado por atletas com vários tipos de deficiência, em cerca de 40 países. A competição de hipismo é mista, ou seja, cavaleiros e amazonas competem juntos nas mesmas provas. Outra característica da modalidade é que não só os competidores recebem medalhas, mas os cavalos também.

Judô
O judô foi a primeira modalidade de origem asiática a entrar no programa paraolímpico. Compete-se homens e mulheres com deficiência visual.

Natação
Na natação competem atletas com todos os tipos de deficiência física e visual em provas dos 50 metros aos 400 metros no estilo livre, dos 50 metros aos 100 metros nos estilos peito, costas e borboleta. As provas são divididas nas categorias masculino e feminino. Os nadadores cegos recebem um aviso do "tapper", por meio de um bastão com uma ponta de espuma, quando estão se aproximando das bordas. As baterias são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência.

Fiquem ligados para saber o resto das modalidades! E não esqueçam de deixar seu comentário.

-Ana Clara.

8 comentários:

  1. muito legal o post! adorei saber mais sobre os jogos :D

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog e a ideia! muito legal esse post.. varias curiosidades que muita gente tinha!

    ResponderExcluir
  3. eu nao sabia que tinha apitos dentro das bolas :O ahahha que legaal !! adorie o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim para ajudá-los a saber onde está a bola. :)
      Obrigada. Volte sempre.

      Excluir

Não deixem de comentar e deixar sua opinião!